• Comentários: 0
  • Postado por: Especialista INEPROTEC

Aplicação de redes inteligentes e automação nas instalações elétricas residenciais

Aplicação de redes inteligentes e automação nas instalações elétricas residenciais .

A automação de itens elétricos residencial é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais popular, especialmente entre os proprietários de casas modernas. Como o nome sugere, a automação de itens elétricos residencial se refere ao controle automatizado de vários dispositivos elétricos pelo usuário. A automação de itens elétricos residencial geralmente envolve o uso de um dispositivo central que pode ser controlado remotamente para ligar ou desligar os dispositivos elétricos. O dispositivo central pode ser um controle remoto, um smartphone, um tablet ou até mesmo um computador. Vários dispositivos elétricos podem ser controlados pelo dispositivo central, como luzes, TVs, aparelhos de ar-condicionado, fornos e muito mais.

Uma das aplicações das redes inteligentes é o gerenciamento de energia elétrica em instalações residenciais. Com a tecnologia, é possível otimizar o consumo de energia e, consequentemente, economizar no valor da conta. Além disso, as redes inteligentes também permitem o monitoramento do uso de energia elétrica na residência, o que pode ser útil para identificar possíveis desperdícios.

Com a instalação da automação, você poderá acender e apagar luzes, ajustar a intensidade das luzes, programar os aparelhos eletrônicos (ex. ar condicionado, máquina de lavar roupa, etc.), abrir e fechar portões eletrônicos e até mesmo abrir e fechar cortinas. Com a automação elétrica você pode deixar sua casa, comércio ou empresa mais segura, pois você poderá programar as luzes para se acenderem e se apagarem sempre que abrir e fechar portões.

Com a automação você poderá configurar uma rotina diária para os seus aparelhos eletrônicos e não precisará se preocupar em deixá-los ligados ou desligados, pois a automação fará isso para você.

A automação pode te ajudar a economizar energia, pois com a automação você pode configurar os aparelhos para que fiquem ligados somente quando você estiver em casa e desligar quando você sair. A automação também pode te ajudar a economizar água, pois você pode configurar a automação para que a máquina de lavar roupa fique ligada somente quando tiver a quantidade suficiente de roupa para encher a máquina.

É importante que você utilize sempre a quantidade recomendada de sabão para não poluir a água do sol. Além do cuidado com o sabão, você pode usar produtos que não contenham fosfato na hora de limpar a casa, pois esses produtos poluem muito a água. Por fim, você também pode economizar água na casa ao consertar os vazamentos, pois aqueles vazamentos que parecem inofensivos podem causar grandes perdas no abastecimento hídrico. Vale lembrar que o uso incorreto da água pode causar graves problemas para a saúde e para o meio ambiente.

Para que a automação e instalação destes itens inteligentes é necessário um bom planejamento do projeto de rede elétrica, onde é possível estabelecer os pontos de energia que devem ser instalados e determinar a melhor forma de realizar a automação.

Esta automação residencial é feita através do sistema Smart Home que possibilita o controle de toda a iluminação, climatização, automação de portas e até sistemas de segurança. Esta automação deve ser feita com a ajuda de um profissional, pois é necessário que seja considerado o tipo de instalação que será feita, o tamanho da casa e a quantidade de pontos de energia que serão instalados.

Quais os melhores produtos para automação residencial?

A automação residencial pode ser feita com a instalação de vários produtos, os mais utilizados são:

  • Iluminação: Para automatizar a iluminação de um ambiente é necessário instalar os interruptores inteligentes, que permitem o controle da luz através de um dispositivo mó móvel ou de um controle remoto.

Os interruptores inteligentes também permitem a programação da iluminação, de modo que a luz seja ligada e desligada automaticamente em determinados horários.

Além dos interruptores inteligentes, também é possível instalar os sensores de presença, que ligam e desligam a luz automaticamente quando detectam a presença de pessoas no ambiente.

  • Climatização: Para automatizar a climatização de um ambiente, é necessário instalar os termostatos inteligentes, que permitem o controle da temperatura através de um dispositivo móvel ou de um controle remoto.

Os termostatos inteligentes também permitem a programação da temperatura, de modo que a climatização seja ligada e desligada automaticamente em determinados horários.

Portas e janelas: Para automatizar as portas e janelas de um ambiente, é necessário instalar os dispositivos automatizados, que permitem o controle das portas e janelas através de um dispositivo móvel ou de um controle remoto.

Os dispositivos automatizados também permitem a programação das portas e janelas, de modo que elas sejam abertas e fechadas automaticamente em determinados horários.

  • Segurança: Para automatizar a segurança de um ambiente, é necessário instalar os sensores de presença, os detectores de movimento e as câmeras de vigilância. Os sensores de presença detectam a presença de pessoas no ambiente e ligam automaticamente as luzes e as câmeras de vigilância. Os detectores de movimento detectam o movimento de objetos no ambiente e ligam automaticamente as luzes e as câmeras de vigilância.

Deixe um comentário

Precisando de ajuda?