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Cai o número de estudantes Matriculados no ensino do Brasil em 2022

Cai o número de estudantes Matriculados no ensino do Brasil em 2022

 

O número de matrículas no ensino médio em 2022 foi 5,3% menor do que em 2021, indicam os dados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (6). Em 2021, o total foi de 6.621.584 alunos, contra 6.273.816 em 2022.

A queda foi de 348.768 alunos, ou 5,3%. A redução nas aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 foi apontada como uma das principais causas para a queda nas matrículas.

No ensino médio regular, a queda foi de 322.808 alunos, contra a perda de 26.000 matrículas no ensino médio profissionalizante.

Ao todo, o total de alunos matriculados na educação básica em 2022 foi de 29.928.904, o que representa uma redução de 2,3% em relação a 2021, quando o total foi de 30.693.945 alunos.

Na educação infantil, o total de matrículas cresceu, passando para 6.737.297 em 2022, contra 6.716.583 em 2021, representando um aumento de 20.714 alunos, ou 0,3%.

No ensino fundamental, o número de matrículas caiu para 22.376.913 em 2022, contra 22.531.658 em 2021, uma diferença de 154.745 alunos, ou 0,7%.

No ensino profissionalizante, o total de matrículas caiu para 478.794 alunos, contra 482.044 em 2021, uma diferença de 3.250 alunos, ou 0,7%.

Para o Inep, as mudanças na educação básica em 2022 refletem as condições de educação que o país enfrentou em 2020, devido à pandemia da Covid-19. “As condições de educação que o país enfrentou em 2020, principalmente a Covid-19, influenciaram nas mudanças na educação para o ano de 2021.

A educação infantil, que não enfrentou grandes interrupções, cresceu para o ano de 2022. Já o ensino médio, com interrupções significativas do ano letivo e do processo de ensino-aprendizagem, apresentou uma redução das matrículas neste ano”, destaca o Inep.

De acordo com o instituto, a redução das matrículas na educação básica em 2022 pode ser atribuída, principalmente, às quedas no ensino médio e no ensino fundamental de 9 anos. “No ensino médio, a redução foi de 5,3%, representando, aproximadamente, 348.768 alunos a menos. Já no ensino fundamental de 9 anos, a queda foi de 0,7%, representando, aproximadamente, 154.745 alunos a menos.

Esse resultado é decorrente das interrupções que a educação enfrentou em 2020, principalmente devido à pandemia da Covid-19”, destaca o Inep.

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